terça-feira, 16 de março de 2010

Portfolio, portfólio, portifólio ou porta-fólio? (Entenda por que portifólio é melhor)


Fugindo um pouco do assunto principal do blog, que é a cultura pop, esta semana resolvi falar de gramática.

Uma dúvida muito comum, mesmo entre as pessoas mais cultas, é a maneira correta de se escrever a palavra inglesa "portfolio" num texto em língua portuguesa. Me veio esta dúvida justamente porque estou trabalhando no meu próprio "portfolio", e é esse o motivo deste texto.

Quem defende o uso de "porta-fólio" é um publicitário chamado Luiz Gonçalves, que, em 2005, redigiu um texto muito bem escrito num site que é sempre o primeiro a aparecer quando alguém faz uma busca no Google procurando solucionar essa dúvida. Ele aconselha a não usar "portifólio" porque alguns dicionários já se adiantaram registrando "porta-fólio" como a adaptação natural do termo para a nossa língua.

Devido a isso, várias pessoas começaram a repetir em outros sites o que ele escreveu. Mas, para ser sincero, acho que o texto dele acabou sendo um desserviço ao esclarecimento da dúvida, já que o termo "porta-fólio", embora esteja registrado nesses dicionários por ser "o mais natural na latinização moderna da palavra", é muito estranho aos nossos ouvidos já tão acostumados a ouvir a palavra em inglês. Dá a impressão de estar errado e, portanto, eu diria que nunca vai pegar!

Prova disso é que mesmo os que lêem o texto do publicitário Luiz Gonçalves dificilmente usam "porta-fólio", por medo de alguém achar que estão escrevendo errado...

Sou muito mais a opinião do professor Cláudio Moreno, que também falou sobre o assunto num site não tão visitado. Segundo ele, o termo "portfolio" ainda não tem um equivalente oficial em português, mas, quando for aportuguesado, provavelmente o resultado será "portifólio".

Na minha opinião de bacharel em Letras, como o termo em inglês já se tornou largamente utilizado por aqui muito antes de alguém ter pensado em adaptá-lo para o português, o mais natural para nós seria, sim, o aportuguesamento do inglês "portfolio" para "portifólio", que estaria correto de acordo com as normas da língua portuguesa. O latim não tem nada a ver com o uso real desse termo em nossas terras. Se o usamos, é por influência do inglês, e não por sugestão de uma língua morta.

"Portfólio", com acento e sem o "i", não deveria nem ser cogitado, já que não obedece nem as normas do português, nem do inglês, apesar de até já ter aparecido equivocadamente num dicionário, assim como "porta-fólio" (nem sei como isso pôde acontecer, já que "portfólio" está obviamente errado).

Eu aconselharia todo mundo a usar "portifólio" para que o termo seja logo popularizado e passe a aparecer nos dicionários. Afinal, quem manda na língua é o povo, e não o dicionário. Em neologismos, o que vale é o que é falado ou publicado em jornais, literatura e revistas, desde que não esteja em desacordo com as normas da língua.

Não adianta o dicionário querer inventar uma palavra que ninguém nunca usou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário